21 de mar. de 2012

IMPOSTO DE RENDA... NÃO É MAIS O BICHO!

Giovany Vujanski Balduino - Acadêmico do 7º semestre de Ciências Contábeis da FAF


Instituído em 31/12/1922, pela Lei 4.695, como mostra o art. 31: “Art.31. Fica instituído o imposto geral sobre a renda, que será devido, anualmente, por toda a pessoa physica ou jurídica, residente no território do país, e incidirá, em cada caso, sobre o conjunto liquido dos rendimentos de qualquer origem [...]”,o Imposto de Renda na verdade já vinha sendo comentado desde os primórdios de 1843, e ao longo dos anos, foi sofrendo alterações na legislação, conforme a sociedade exigia do País; e, continua nos dias atuais, na sociedade brasileira, debates e questionamentos envolvendo este tributo.

A cada ano o poder público, através de seus órgãos, tem fornecido portarias, resoluções, entre outros documentos, tratando do Imposto de Renda, com isso, o nível de informações tem sido grande.


A mídia brasileira enfatiza a “mordida do leão”, gerando uma tensão no período de ajuste anual do imposto renda, juntamente com isso, é notório o quanto tem crescido o número de declarações de imposto de renda, tanto para obterem restituição de valor descontado durante o ano, quanto para se ter um documento oficial de comprovante de renda, ou ainda devido a tecnologia a disposição, onde cada contribuinte tem opção de fazer a sua declaração, gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário