12 de abr. de 2012

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A SAÚDE FINANCEIRA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Roberta Nezello - Acadêmica do 7º semestre de Ciências Contábeis da FAF

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae (2012), são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais no Brasil, sendo mais de 99% micro e pequenas empresas, e Empreendedores Individuais. 

Os dois primeiros anos de atividade de uma nova empresa são os mais difíceis, o que exige maior dedicação por parte dos empresários. Empresas de pequeno porte abrem sem ter um planejamento, uma estratégia e/ou um estudo de viabilidade econômica. A maioria dos micro e pequenos empresários não conhecem a importância da aplicabilidade das ferramentas gerenciais que a contabilidade dispõe para que seu empreendimento seja bem sucedido.

Grande parte das micro e pequenas empresas não utilizam a Contabilidade Gerencial para a formação dos preços de suas mercadorias e serviços. A grande maioria segue a tendência do mercado, fixando preços conforme a concorrência sem saber se está obtendo lucro ou no mínimo, cobrindo seus gastos. Isso acontece principalmente porque, o profissional contábil não tem buscado mostrar a verdadeira utilidade das ferramentas de trabalho de que dispõe. Grande parte dos contabilistas oferecem serviços contábeis para fins fiscais, para não dizer a famosa “contabilidade para geração de guias e cálculos trabalhistas”, isso ocorre tanto por causa do comodismo quanto pela disputa nos valores de serviços cobrados pela concorrência.

Toda pessoa que tem intenção de abrir uma empresa deve procurar um contador, solicitar uma análise da viabilidade do negócio e estratégias para o empreendimento atingir o sucesso, porque a contabilidade fornece informações que garantem a permanência da empresa no mercado. Já o profissional contábil pode e deve valorizar a sua profissão quando conhece seu trabalho, pois a contabilidade para fins gerenciais exige muito controle e dedicação. O cliente também o valorizará ao notar a diferença da prestação do serviço, afinal, ele é o maior interessado no sucesso da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário