14 de mar. de 2012

CONTADOR, A PROFISSÃO DO MILÊNIO

Diego Weber - Acadêmico no 3º semestre de Ciências Contábeis da FAF
Eduardo José - Professor Metodologia Cientifica do Curso de Ciências Contábeis da FAF 


O profissional contábil, no Brasil conhecido como Contabilista, surgiu na Grã-bretanha em meados do século XIX. Nos Estados Unidos, a profissão sofreu modificações, quando houve abandono da monotonia do trabalho que era exercido em seu país de origem, passando-se a preocupar com aplicação da contabilidade como ferramenta para a administração. 



A profissão contabilista ganhou força a partir da Revolução Industrial, quando ocorreram mudanças que modificaram o controle das organizações, tornando-se importante dentro destas grandes empresas, contribuindo nos processos econômicos, financeiros e fiscais. 


Com a evolução da ciência contábil surgiram áreas novas de atuação para o profissional da contabilidade: Professor, Perito contábil, Auditor, Controlador contábil, Escritor, Pesquisador, funcionário publico ou privado de entidades. 

Assim, o perfil do profissional da contabilidade evolui e Costa (2010, p. 14) entende que: “Já foi o tempo que o contador era utilizado para calcular impostos e atender ás exigências do fisco”, hoje, é um parceiro do empresário nas empresas, prestando informações e auxiliando, na tomada de decisões internas.

Um comentário: