24 de abr. de 2012

CADUCEU, O SÍMBOLO DE UMA CIÊNCIA

Diego Felipe Weber - Acadêmico do 3º semestre de Ciências Contábeis da FAF
Eduardo José Freire - Docente da Faculdade de Alta Floresta




O Caduceu é um símbolo antigo, adotado pela contabilidade para representar a profissão contábil. Consta que foi encontrado na Antiguidade em civilizações dispersas pelo Mundo, desde a Mesopotâmia à Índia, à Grécia e às Américas. Mas, segundo registros históricos, sua origem vem da mitologia grega, pela suposta intervenção de Mercúrio, Deus protetor do comércio, diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão, daí a representação de um bastão com um elmo alado entrelaçado por duas serpentes. Na Roma, utilizavam-no como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta, onde o bastão expressava o poder, as duas serpentes, a sabedoria, as asas a diligência, o elmo os pensamentos elevados.

Foi em Portugal, no século XVIII, quando iniciou o ensino da Contabilidade, que a simbologia envolvendo Mercúrio, e o Caduceu, representante desse mesmo Deus – apareceram como símbolos da Contabilidade.


Os elementos que compõem o Caduceu significam:


O Bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades; As Serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo o mais vantajoso para o cliente; As Asas figuram a diligência, a presteza, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão; O Elmo peça de armadura antiga que protegia a cabeça, tem o significado de proteção contra pensamentos baixos que levem a ações desonestas.


Este artigo teve o proposito de resgatar de maneira breve, o histórico sobre o Caduceu, para mostrar para quem não sabia a existência do símbolo da profissão de contador e técnico em contabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário